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Cascavel,18/12/2024

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Volvo vai fabricar o maior veículo elétrico do mundo em Curitiba (PR)

A Lat.Bus Transpúblico 2024, maior feira do setor de transporte de passageiros, foi o palco do lançamento do BZRT

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Volvo vai fabricar o maior veículo elétrico do mundo em Curitiba (PR) Portal Transporta Brasil


A Volvo está focada na transição energética do transporte de cargas e passageiros em todo o mundo e o Brasil não ficou de fora desta estratégia. Depois de apresentar o BZL, seu chassi de ônibus movido a baterias, em 2022, a novidade da empresa para a Lat.Bus Transpúblico 2024, maior feira do transporte de passageiros da América Latina, foi o BZRT, ou Bus Zero Rapid Transit, o chassi elétrico articulado ou biarticulado de alta capacidade da marca.


Com planos de produção no Brasil, na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), o modelo será o maior ônibus elétrico fabricado em nosso País. O chassi, segundo a Volvo, foi projetado para receber carrocerias de até 28 metros de comprimento para uma impressionante capacidade de até 250 passageiros, ou seja: é o maior veículo elétrico do mundo.


O presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, conta que o lançamento do BZRT é parte da estratégia de descarbonização da empresa: “Temos objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. O BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, diz o executivo.


Gigante elétrico



A arquitetura do chassi articulado ou biarticulado da Volvo traz uma construção dimensionada para o transporte de alta densidade e alta demanda, tradição da marca em ônibus desde sempre. O projeto traz um motor central, o que permite um salão com mais espaço para os passageiros. São dois motores elétricos Volvo EPT 802 com potência equivalente a 540 cavalos que trabalham com uma transmissão especial I-Shift. As baterias são um caso à parte: a Volvo trabalha com baterias com uma química que privilegia tanto a densidade energética, entregando mais autonomia e mais potência, quanto a longevidade dos packs. Trata-se de conjuntos com base em NCA, com íons de níquel, cobalto e alumínio.



Este tipo de bateria precisa de um range de temperatura ideal para trabalhar, o que faz com que o BZRT tenha, assim como seu irmão BZL, um sistema de pré aquecimento e de preparo para a rodagem batizado de ready-to-run, ou pronto para rodar. Assim, o operador pode fazer o acionamento do ônibus e imediatamente sair da garagem para realizar as viagens.


O chassi pode ser entregue pela Volvo com seis ou oito packs de baterias, o que confere ao ônibus uma autonomia de até 250 quilômetros. Segundo o gerente de Engenharia de Vendas da Volvo, Gilcarlo Prosdócimo, a capacidade do BZRT pode chegar a 720 quilowatts hora: “Com isso, o tempo de recarga total pode variar entre 2 e 4 horas, dependendo da estação de carregamento e sua potência. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


Moderno para o motorista



Quem for dirigir o maior veículo elétrico do mundo em sua rotina de trabalho vai se deparar com um posto de trabalho moderno e digital, com painel de instrumentos com mais de 90 funções, o mesmo do chassi rodoviário diesel da Volvo, o B510R, com algumas coisas a mais, como o nível de regeneração do sistema nas frenagens, nível de bateria e status do sistema elétrico.


Além disso, o BZRT é um projeto totalmente consonante com a visão Zero Acidentes da Volvo e traz diversos itens e tecnologias de segurança como a limitação e o controle automático de velocidade do ônibus em zonas críticas do trajeto, com monitoramento por meio de GPS, alertas de ponto cego, sensores que conseguem identificar as placas de trânsito e o consagrado sistema de direção dinâmica da Volvo, o VDS (Volvo Dynamic Steering), aquele que é tão preciso que permitiu o espacate épico do Van Damme.


Com mais de seis mil veículos elétricos rodando pelo mundo, a Volvo tem consolidado suas tecnologias de eletromobilidade em diversos clientes e em diversos tipos de operação. Segundo comunicado da empresa, o plano é que o BZRT, assim como o BZL e outras novidades elétricas da marca, seja fabricado no Brasil, no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná.


Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)

leodoca@transportabrasil.com.br




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